ribbon-icon-sq Mensagem de Natal e Ano Novo do Presidente da Assembleia Municipal

Caras e Caros concidadãos, Estamos a viver mais uma quadra natalícia.

Nesta quadra, que convoca os valores cristãos da dignidade da pessoa humana, da solidariedade, da fraternidade e da justiça social, não podemos ficar indiferentes à situação de pobreza em que vivem milhares de pessoas e famílias, para mais numa quadra em que se celebra a família.

Os tempos difíceis que continuam a fustigar o país, gerando desemprego, pobreza e emigração, empurrando milhares dos nossos jovens para o estrangeiro, na procura de trabalho e melhores condições de vida, que o nosso país lhes nega, vai-nos deixando cada vez mais pobres e mais velhos.

A pobreza infantil que grassa no país, fruto da crise económica e da ausência de politicas públicas adequadas a minimizar este flgelo social, que a todos nos envergonha, é um sinal perturbador de uma sociedade desumanizada e que não cuida do seu futuro colectivo. Pois, o nosso futuro está nas crianças!

O fosso entre ricos e pobres vai-se acentuando, enquanto a classe média vai sucumbindo, fruto de politicas cegas de austeridade, tornando a nossa sociedade menos justa e igualitária.

Apesar desta dura realidade, não podemos baixar os braços, deixando que o desalento e a desesperança tomem conta do nosso destino, individual e colectivo, corroendo os alicerces da nossa sociedade.

Há que ter esperança e combater pelos valores matriciais em que assenta a nossa civilização judaico-cristã, que o Natal invoca e que a todos nos inspira, por forma a reinventarmos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária, em que a dignidade da pessoa humana seja o centro das nossas preocupações e das politicas públicas.

Para os nossos concidadãos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos, os doentes e os desempregados, uma palavra amiga, um forte abraço solidário, com esperança e confiança de que depois destes dias melhores dias virão.

Com esperança no futuro e uma fé inabalável no Homem e na sua capacidade para construir um mundo melhor, desejo a todos os munícipes do Concelho de Lagoa um Feliz Natal e um e Bom Ano de 2015.

O Presidente da Assembleia Municipal

José Águas da Cruz