ribbon-icon-sq MENSAGEM DO 42º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Comemora-se este ano o 42º aniversário da Revolução de 25 de Abril, que o Movimento das Forças Armadas, interpretando os sentimentos mais profundos do povo português e correspondendo aos seus legítimos anseios, protagonizou na alvorada do dia 25 de abril de 1974.

Com a Revolução de 25 de Abril encerrou-se um capítulo da nossa História – de ditadura, de opressão e de guerra colonial – e iniciou-se um novo capítulo – de liberdade, de democracia e de desenvolvimento.

Foram restauradas as liberdades fundamentais - de expressão, de opinião e de manifestação -, que haviam sido reprimidas durante 48 anos de ditadura.

Os direitos de associação, de participação politica e de sufrágio universal passaram a fazer parte da nossa vida quotidiana, integrando a nossa cultura democrática.

Os valores da liberdade, da tolerância, da dignidade da pessoa humana e do respeito pela vontade popular foram elevados à categoria de princípios estruturantes do Estado de Direito Democrático, que a Constituição da República Portuguesa veio a consagrar.

Constituição da República Portuguesa que entrou em vigor no dia 25 de abril de 1976, pelo que também nesta data comemora-se o seu 40º aniversário.

Após a entrada em vigor da Constituição, no dia 12 de dezembro de 1976, tiveram lugar as primeiras eleições autárquicas, inaugurando o Poder Local Democrático, cujo 40º aniversário também se comemora este ano.

O Município de Lagoa – Câmara e Assembleia Municipal – associa-se às comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril e do 40º aniversário do Poder Loca Democrático.

As comemorações do 25 de Abril, à semelhança dos anos anteriores, decorrerão com múltiplas iniciativas em todas as freguesias do concelho, envolvendo toda a comunidade lagoense – os cidadãos, as escolas, as associações, as instituições, as Freguesias e Uniões de Freguesias, o Município, enfim, todas as forças vivas que se revêem nos valores e nos ideais de Abril.

Este ano também comemoramos o 40º aniversário do Poder Local Democrático, homenageando os nossos autarcas, homens e mulheres que ao longo destes 40 anos, com espírito de sacrifício e abnegação, têm vindo a contribuir para engrandecer o nosso concelho, transformando-o na realidade que ele é hoje, que a todos nos orgulha.

E como o homem é indissociável da sua obra, este ano iremos inaugurar e ter patente ao público uma exposição alusiva às realizações do poder local democrático no concelho de Lagoa, nestes últimos 40 anos, intitulada “Lagoa: 40 anos de poder local “.

Comemorar Abril é invocar a nossa História e perpetuar a nossa memória; é reafirmar a nossa vontade indómita de viver em liberdade e democracia, num tempo em que estes valores, que julgávamos consolidados, estão a ser ameaçados nesta Europa a que pertencemos.

Enfim, comemorar Abril é afirmar os valores da liberdade e da democracia, é manifestar a nossa vontade de construir uma sociedade mais justa, mais solidária e inclusiva.

Lagoenses, dirijo-me a todos vós, convidando-vos a participarem nas comemorações do 25 de Abril, fazendo destas comemorações um momento alto da nossa vida colectiva.

O Presidente da Assembleia Municipal

José Águas da Cruz